sábado, 12 de maio de 2012

Pipoca no cinema

Meninas, hoje vim com um post mais descontraído. Uma vez na faculdade, estávamos estudando a história do cinema e aí veio a pergunta do prof se sabíamos como surgiu o hábito de comer pipoca no cinema. Achei bem legal, e como EUA é = Hollywood feelings rsrsrs, vim aqui compartilhar essa curiosidade em um post mais relax com vocês, espero que gostem =)
Bom, vamos lá..sobre o cinema, bem rapidinho...o cinema surgiu de várias invenções de jogos ópticos, mas o ponto alto para a invenção, foi quando Eadweard Muybridge fez uma experiência na segunda metade do século XIX com 24 câmeras fotográficas ao redor de um hipódromo e fotografou a passagem de um cavalo. A partir disso, com o passar dos anos, outros inventores, passando por Thomas Edson, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, foram aperfeiçoando a experiência e desenvolvendo aparelhos mais sofisticados para época, que havia se iniciado com Eadweard. Enfim, a história é comprida, mas daí veio o cinema mudo (por cerca de 30 anos) e só depois, o audiovisual (por volta de 1928). Outra curiosidade, é que quando o som foi implantado ao cinema, muitos atores do cinema mudo perderam seus empregos por causa do sotaque..tadinhoss =/


No começo do século XX, a Itália e a França tinham o cinema mais desenvolvido, popular e poderoso do mundo, porém, devido à I Guerra Mundial, o cinema europeu perdeu totalmente a sua força e status e é aí que começa o destaque do cinema em Hollywood, o que é hoje, a força do cinema no mundo todo.

Mas e aí, e a pipoca no cinema? rsrs..
No século XIX, a pipoca já era vendida em muitos parques dos EUA, daí veio o cinema ao ar livre (acho bem fofinho *___*), o surgimento dos primeiros cinemas americanos e...os vendedores ambulantes =)
Os donos dos cinemas não gostavam que esses vendedores ficassem com seus carrinhos vendendo essas coisas (pipocas, amendoim e docinhos americanos) para os espectadores dos filmes, pois, como era algo novo, e obviamente visavam o lucro, eles achavam que essas guloseimas poderiam distrair os espectadores...maaaasss..esse casamento deu tão certo, que por volta dos anos 20, os donos de cinema perceberam isso e começaram a chamar esses ambulantes para venderem pipoca etc dentro dos seus cinemas. A partir disso, o "sistema" foi sendo modernizado, passando para máquinas elétricas para fazer pipoca até criarem suas próprias lanchonetes no cinema para venderem as guloseimas.



Com a crise econômica dos anos 30 nos EUA (Grande Depressão), pelo fato da pipoca ser mais barata, ela sobreviveu, se comparada com outras delicinhas, como amendoim e outros docinhos e aí foi se espalhando pelo mundo, o hábito de comer a pipoca no cinema à medida que o cinema também se espalhava pelo mundo. E mais! Hoje, a pipopa no cinema, gera um lucro pra de bom! hehehe




Bom, é isso por hoje pessoal. Espero que tenham gostado e até a próxima =)








Nenhum comentário:

Postar um comentário